untitled-4

Projeto leitura Projeto Sacola Viajante

O Projeto “Sacola Viajante” consiste no empréstimo de diferentes portadores de texto para que a criança realize sua leitura em casa junto à família.

Justificativa

Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e outros gêneros textuais, proporciona o contato da criança desde a mais tenra idade com a leitura.

Quando a criança ouve ou lê uma história é capaz de viajar por um mundo encantado, adquiri a capacidade de argumentar, passa a interagir com os textos.

Sabemos que a leitura contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, proporcionando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de livros, revistas, jornais, etc…, pelas crianças, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem, isso é visível quando uma criança folheia um livro, emite sons e faz gestos como se estivessem lendo.

Portanto, acreditamos que devemos propiciar às crianças o contato com os diversos gêneros textuais através deste projeto, contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o habito da leitura, tornando um ato prazeroso para as crianças.

Objetivos Gerais

  • Incentivar a leitura e o contato com os livros, tornando a leitura um ato prazeroso.
  • Integrar família e escola.

Objetivos específicos

  • Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do Projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.
  • Permitir que a criança tenha acesso a vários portadores de texto.
  • Desenvolver a linguagem verbal da criança.
  • Ampliar o vocabulário através da leitura de diferentes gêneros textuais.
  • Encantar e motivar a criança através do ato de ler.
  • Despertar o gosto pela leitura.
  • Estabelecer parceria com as famílias

Recursos

•  Sacola de tecido

•  Diferentes portadores textuais

•  Materiais diversificados para decoração da sacola

Desenvolvimento

Cada sala da U.E. terá uma sacola de tecido contendo diversos portadores de texto, será feito um rodizio três vezes por semana (segunda, quarta e sexta- feira), a professora seguirá a lista de alunos na ordem alfabética para a escolha de quem levará a sacola no próximo dia.

Os pais deverão ler para a criança em casa e no dia do retorno da sacola pedir para que a criança diga à sala qual o gênero escolhido e faça o reconto deste.

Avaliação

A avaliação será feita durante todo o processo, pois dela dependem os próximos passos e os ajustes que se fizer necessário.

Produto Final

Será realizado nas dependências da EMEI. “Margarida Alher de Goes” no período diurno em horário de aula um Sarau apresentado pelos familiares dos alunos, estes farão a escolha de um gênero textual e junto com a equipe docente prepararão a apresentação que acontecerá no mês de agosto.

Projeto leitura Projeto Sacola Viajante Projeto leitura Projeto Sacola Viajante